A importância da trilha e dos fx no storytelling do games

A cada dia que passa, os trailers de games ficam mais complexos, realistas e mais preocupados em contar uma história do que propriamente mostrar o gameplay. A jogabilidade acaba ficando em segundo plano, a intenção primordial é trabalhar a expectativa dos gamers diante a história proposta e o conceito do jogo. Abaixo seguem dois exemplos onde se trabalha exatamente isto: A expectativa.

DEAD ISLAND
Ilha paradisiaca e zombies, este é o tema do jogo em primeira pessoa “Dead Island, que ainda não tem uma data de lançamento definida (há rumores de que será em abril). O que já está circulando na web, por sua vez, é o belíssimo trailer do game, onde temos uma pequena amostra do terror, violência e caos que os jogadores serão inseridos durante o gameplay. A trilha, com toques de tristeza e terror, auxiliada com sound designs pontuais, é peça fundamental na imersão dramática e na expectativa do storytelling proposto pelos desenvolvedores. A proposta musical é tão de acordo com as cenas, que mesmo numa segunda edição que circula na net (editada no fluxo normal dos acontecimentos), a trilha encaixa perfeitamente no contexto.

I AM ALIVE
Para o trailer do jogo “I Am Alive”, novo survivor game da Ubisoft que será anunciado ainda este ano, a solução sonora foi resolvida unicamente através de um excelente trabalho de sound design, sem trilha. O jogo se passa em Chicago, aonde ocorreu um enorme terremoto destruindo a cidade e transformando a vida de quem sobreviveu em um caos, o objetivo do player é encontrar sua namorada e tentar sobreviver. O foco neste trailer é destacar o realismo dos efeitos e a intensidade com que a historia se desenvolve. A questão que fica é: Não seria interessante, além do sound design, um suporte de uma trilha? Tire suas próprias conclusões

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s